Grupos de Estudos

Os grupos de estudo doutrinário têm por objetivo facilitar o estudo dos postulados espíritas àqueles que desejam acompanhar o encadeamento e o desenvolvimento das ideias, já traçados pelo próprio Kardec em suas obras. Além disso, pretende propiciar a integração dos participantes desses grupos, formando um ambiente familiar agradável para as trocas de opiniões e sentimentos.

Coordenação do Departamento de Estudos Doutrinários: Denise Reis e Rose Guido


ESDE

O ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – visa o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita, destinada ao público adulto.

Objetiva proporcionar o estudo da Doutrina Espírita em conformidade com a orientação de Allan Kardec (Obras Póstumas, Projeto 1868), quando trata do estudo regular do Espiritismo “para desenvolver os princípios da Ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios”.

O GEAEF propõe-se a um modelo de trabalho cujo ponto central é o acolhimento, destacando-se dois aspectos básicos: o metodológico, que privilegia o uso da técnica do diálogo – instrumento essencial da educação de adultos; e o relacional, que se destaca a liberdade e o atendimento individualizado.
(Fonte: FEB)

Dia e horário: 2ªs feiras, das 19h45 às 21h45

Coordenação: Rose Guido e Neia Ramos

As inscrições para o ESDE serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


EADE

O EADE – Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita – objetiva propiciar o conhecimento
aprofundado do Espiritismo em seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso; bem como favorecer o desenvolvimento da consciência espírita, necessária ao aprimoramento moral do ser humano, tendo como base a Codificação Kardequiana e as obras subsidiárias que guardam fidelidade com as diretrizes morais de Jesus e os princípios espíritas.

O EADE tem como público-alvo todos os espíritas que gostem de estudar, que desejam
prosseguir nos seus estudos doutrinários básicos, realizando aprofundamentos de temas que conduzam à reflexão, moral e intelectual. Para isso, a metodologia utilizada é a dialógica e relacional.
(Fonte: FEB)

Dia e horário: 2ªs feiras, das 19h45 às 21h45

Coordenação: Armando Reis e Dante Cunha

As inscrições para o EADE serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


ESE

O ESE – Evangelho Segundo o Espiritismo – visa o estudo metódico, sequencial e contínuo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, ressaltando o seu aspecto religioso e consolador.

Por meio do diálogo com os participantes, de compartilhamento de experiências e de recursos didáticos apropriados a educação de adultos, o ESE proporciona momentos de reflexão sobre os conteúdos desenvolvidos, sobre a importância do aprimoramento moral e sobre a vivência dos princípios cristãos.
(Fonte: FEB)

Dia e horário: 2ªs feiras, das 18h45 às 19h30

Coordenação: Jorge Maciel e Fernanda Machado

As inscrições para o ESE serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


EOCE

O EOCE – Estudo das Obras da Codificação Espírita – objetiva promover o estudo da Doutrina Espírita pelo contato direto com as obras básicas, na sequência em que foram publicadas, para conhecimento, compreensão, vivência, prática e divulgação, colocando-a ao alcance e a serviço de todas as pessoas indistintamente e independentemente de sua condição social, cultural, econômica ou de faixa etária.

Com a metodologia dialógica, o estudo torna-se leve e produtivo, levando os participantes a melhores esclarecimentos e orientações asseguradas pela Codificação Espírita.

Já foi estudado O Livro dos Espíritos; agora a turma está na segunda obra: O Livro dos Médiuns. E assim seguirá para o terceiro livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo, para o quarto: O Céu e o Inferno e, por final, a quinta e última obra da Codificação Espírita: A Gênese. (Fonte: FEB)

Dia e horário: 2ªs feiras, das 20h às 21h

Coordenação: Telvi Costa

As inscrições para o EOCE serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


GEPC

O Grupo de Estudos Pontos e Contos – GEPC – propõe o estudo de livros espíritas que abordam temas familiares, de convivência social e de cunho consolador. Este grupo está totalmente dirigido aos trabalhadores voluntários do Grupo de Costura.

Por meio do diálogo com os participantes e de compartilhamento de experiências, o GEPC proporciona momentos de reflexão sobre os temas abordados, estimulando o aprimoramento moral e a vivência dos princípios cristãos.

Dia e horário: 3ªs feiras, das 15h às 15h40

Coordenação: Denise Reis e Vera Schafer

As inscrições para o GEPC serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


ELAL

O ELAL – Estudos dos Livros de André Luiz – tenciona o estudo da coleção A vida no mundo espiritual, do Espírito André Luiz, recebida pela via mediúnica de Francisco Cândido Xavier, composta de 13 livros.

A proposta do ELAL é estudar as obras na sequência em que foram publicadas, correlacionando o conteúdo dos seus capítulos com as obras da Codificação Espírita e subsidiárias, utilizando a metodologia dialógica, que propicia a troca de experiências e reflexões.

Já foram estudados os primeiros 7 livros, agora a turma está na 8ª obra: Nos domínios da mediunidade. Assim que finalizar, passará aos próximos na sequência.

Dia e horário: 3ªs feiras, das 20h às 21h45

Coordenação: Francisco Oliveira e Rosa Cavalcante

As inscrições para o ELAL serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


GCF

O Grupo Conversa Fraterna – GCF – objetiva o ciclo de estudos composto de 17 encontros e 15 temas, que são previamente definidos. Por meio de conversa amigável e instrutiva, os participantes irão expor o seu ponto de vista sobre o tema a ser abordado e, ao final, será colocado um texto doutrinário espírita, como referência a reflexões individuais.

Após vencer o ciclo de estudos, os participantes retornarão ao Atendimento Fraterno para os devidos encaminhamentos para os outros grupos de estudos e/ou atividades do GEAEF.

Alguns dos temas a serem conversados: ansiedade, família, perda de entes queridos, enfermidade, perdão e outros.  

Dia e horário: 4ªs feiras, das 20h às 21h

Coordenação: Sylas Mello, Dante Cruz e Juacílio Lima 

As inscrições para o GCF serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.


MEP

O MEP – Mediunidade: Estudo e Prática – intenta o estudo teórico e a prática da mediunidade, fundamentado na Codificação Kardequiana e nas obras subsidiárias. O estudo é voltado aos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o intercâmbio mediúnico e em vivenciar a educação mediúnica, proporcionando momentos de preparação aos que pretendem integrar-se em grupos mediúnicos.

Por assumir uma perspectiva teórico-prática, sugere-se que os participantes, ao ingressarem, tenham conhecimento básico dos princípios espíritas ou realizem estudos complementares nos demais cursos oferecidos.
(Fonte: FEB)

Dia e horário: 5ªs feiras, das 20h às 21h45

Coordenação: Delcides Caetano e Maria Godoi

As inscrições para o MEP serão feitas pelo Atendimento Fraterno mediante preenchimento do formulário.